Gestao tecnica
Lista gestao tecnica
-
Agência de empregos admite analista de assistência técnica em arapongas para atuar em tempo integral, segunda a sextaparticipar no desenvolvimento e cumprir os procedimentos e instruções de trabalho dos serviços de assistência técnica oferecidosirá conduzir os processos inerentes a assistência técnica junto aos internosempresa oferece contrato efetivo, cesta básica / vale alimentação / vaga cód:902396894fazer a gestão do inventário de assistência técnica (estoques)controlar as solicitações de garantia e realizar monitoramento de todas as etapas do processo de modo a garantir que todo o processo seja realizado de acordo com os procedimentos internosatender e interagir com clientes e intermediadores, buscando solucionar problemas relativos à assistência técnica e implementar métodos preventivos e preditivos baseados em boas práticas de gestãodesenvolver e gerenciar indicadores de áreas para a gestão dos principais tipos de assistência técnica, buscando analisar região da demanda, slas de atendimento, custos inerentes a assistência técnica e propor ações de melhoriaintegração com as áreas de engenharia / qualidade/manufatura / transporte, buscando a solução de problemas de campo
Arapongas (Paraná)
-
Construir a gestão técnica do time, sendo a referência e apoio técnico a equipe de campogestão técnica das atividades de manutenção e assistência técnica realizadas nos contratos dos nossos clientesdesenvolver treinamentos internos para o time de manutenção/assistência técnicaconstruir planos de manutenção para ativosapoiar o dimensionamento de recursos humanos e materiais para as atividadesapoiar a gestão de carteira de os/chamados de assistência através de erp/help deskempresa de terceirização de mão de obras admite supervisor técnico segurança eletrônica em blumenau (fortaleza) para atuar em tempo integral, segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h12 às 18hempresa oferece contrato efetivo, seguro de vida / vale refeição / vale transporte / vaga cód:902118800apoiar tecnicamente a elaboração de orçamentos; entre outras demandas do cargo
Blumenau (Santa Catarina)
-
Evite multas e notificações do crea e prefeituras, regularizamos notificaçõeseng° anderson bruno ( (whatsapp)orçamento sem compromissolaudos de engenharia: o laudo permite esclarecimento objetivo dos fatos com validade inclusive judicialresponsabilidade técnica de obras, projetos de arquitetura para construção e prefeituras, arts, vistorias, laudos, perícias, assistência técnica judicial serviços técnicos de engenharia: - projetos de prefeitura (construção, legalização, obtenção de habite-se, acréscimo e decréscimo de área construída, desmembramento e remembramento, esgotamento sanitário, ligação de água potável e fornecimento de energia) gestão técnica e consultoria em obras: - gestão de obras em geral com responsabilidade técnica de obras residenciais e comerciais, com emissão de art (anotação de responsabilidade técnica) pertinente e fornecimento de placa de obra
-
Conhecimento nível básico em word, excel e power pointsou graduanda do 4° semestre em gestão ambientalacompanhei o coordenador do sgi em auditorias de primeira partecontato linkedin https://brna area administrativa/ comercial supervisionei equipe de setor de atendimento ao cliente onde o foco era o pós vendas e tive destaque significativo na redução de reclamações bem como o resgate de clientes inativostenho 39 anos, 1 filha, moro em chapecó, possuo veículo próprio e sou habilitada categoria bcom/in/tais-fernandes-babpossuo formação técnica em segurança do trabalho com registro no mteparticipei do planejamento, execução e reunião final de simulados de emergênciaintermediei a relação entre o cliente e o vendedor interno, oferecendo meu conhecimento técnico e em alguns casos fazendo visitas técnicas ao clientetenho curso de departamento pessoal, primeiros socorros e trabalho em alturasob orientação tive contato de forma auxiliar com a gestão da cipa, liberação de serviços de terceiros em espaço confinado, serviços a quente e trabalho em alturaparticipei do comitê abnt de estudos da instrução técnica 11 do corpo de bombeiros de spexecuto o preenchimento adequado dos documentos apr, ficha de epi, os e ppppossuo conhecimentos (e alguns sou habilitada a executar) nos programas ppra, pcmat, pcmso e paehabilidades no trato com pessoas, desenvoltura na ministracao de treinamentostenho experiência na área de sinalização de segurança, especialmente em vendas técnicas de sinalizações de combate a incêndio e emergência e pânicoestagiei por 6 meses no grupo bosch, planta campinas onde pude participar de forma auxiliar da implantação do sistema de gestão integrado de três unidades de negóciosauxiliei na implantação do ghs - sistema global de rotulagem de produtos químicos, classificando e etiquetando as fispq's de forma adequadavisão prevencionista e conhecimento em leis e normas regulamentadoras
-
Coordenar o orçamento da área; - gestão da equipe: diário, avaliação de desempenho, ponto, banco de horas e outrosrecrutamento e seleção admite coordenador de assistência técnica em lagoa santa para atuar em tempo integral, segunda a sextaescolaridade: graduação em administração, engenharia ou áreas afins desejável formação técnica em informática, eletrônica ou eletromecânica atribuições do cargo: - gestão administrativa da área técnica - responsável pela execução dos contratos de manutenção, locação e vendas; - coordenar o planejamento da agenda dos técnicos, retorno ao cliente junto a área de crc e garantir apontamento das osempresa oferece contrato efetivo, assistência médica / assistência odontológica / refeição no local / seguro de vida / vale alimentação / vale transporte / vaga cód:1923002
Lagoa Santa-GO (Goiás)
-
Realizar atendimento e tratativas com cliente via e-mail, /telefone, whatsappacompanhamento de serviços em execuçãocontrole de entrada e saída de equipamentos da assistência técnicaempresa oferece contrato pessoa jurídica, vale refeição / vale transporte / vaga cód:902117484empresa admite coordenador de assistência técnica em bauru para atuar em tempo integral, comercialgestão de dados, monitoramento e acompanhamento das atividades burocráticas da assistência técnica, incluindo faturamento e gestão de pessoaselaboração de orçamentonegociação de pagamento
Bauru (São Paulo)
-
Acompanhamento de serviços em execuçãomonitoramento e acompanhamento das atividades burocráticas da assistência técnica, incluindo faturamento e gestão de pessoascontrolar custo de deslocamentos e retrabalhos gestão de dadoscontrole de entrada e saída de equipamentos da assistência técnicaconcessionária admite gerente de assistência técnica em são paulo (zona sul) para atuar em tempo integral, comercialnegociação de pagamentosupervisionar os orçamentos elaborados pelo auxiliar administrativoempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902384442
São Paulo (São Paulo)
-
Participar das reuniões do comitê e apoiar os líderes em relação aos programas existentesatuar na implantação, execução e gestão de programas de engajamento dos integrantes, desenvolvimento das equipes e da liderançaanalisar as informações hc x orçamento e acompanhar mês a mês o indicador de hc e propor ações de intervençãorealizar a gestão dos fornecedores dedicados ao desenvolvimento da liderançaapoiar a liderança com informações e/ou influência para tomada de decisões relacionadas à gente & gestãodesenvolver kpis de gente a fim de fornecer informações que suportem as tomadas de decisãoempresa oferece contrato efetivo, vale alimentação / vale transporte / vaga cód:902305341planejar, organizar e executar projetos de gente & gestão relacionados a atração, gestão, diversidade, desenvolvimento, cultura, comunicação interna e serviçosescritório de advocacia admite analista de gente & gestão sênior em porto alegre (moinhos de vento) para atuar em tempo integral, segunda a sexta 8h30 às 18hatuar como referência técnica para a equipe de analistas e assistentesidentificar necessidades de aprimoramento com relação às práticas de gente & gestão junto ao negócio e propor ações de adequaçãomapear as oportunidades de desenvolvimento, considerando as particularidades do negóciorealizar conversas de carreira com as lideranças do negócio e propor ações de adequação
Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
-
Coordenar, diariamente, os itinerários dos técnicos, atentando-se para a boa utilização das visitas, com o máximo de aproveitamentoempresa oferece contrato efetivo, assistência odontológica / auxílio farmácia / plano médico / seguro de vida / vale alimentação / vale transporte / vaga cód:902404737coordenar a equipe de assistência técnica, rotinas operacionais dos técnicos, em atendimento e em campo (suporte e orientação)supervisionar o atendimento das ordens de serviços, garantindo o cumprimento nos respectivos prazosacompanhar a gestão da equipe técnica sobre sua responsabilidade, visando maximizar sua produtividade, com avaliações, orientações e devolutivasfornecedor de instrumentos de medição admite coordenador de assistência técnica em cambé (jardim santa izabel) para atuar em tempo integral, comercialgarantir a execução de padrões de assistência técnica de equipamentos
Cambé (Paraná)
-
·responder pelos resultados operacionais e econômicos das unidades·formar e desenvolver a equipe de liderança, contribuindo para a construção de um ambiente saudável e produtivo·responsável pela integração do planejamento e ações entre a matriz e as unidades de negócios; ·desenvolver e formar a equipe comercial, selecionando, orientando, treinando, capacitando e acompanhando a atuação e desenvolvimento do time (comportamental e performance)·acompanhar e garantir a gestão e desenvolvimento da carteira de clientes, buscando alcançar a visão do negócio·desenvolvimento do plano de metas e demandas, negociações e rentabilidade da região; ·desdobramento de metas comerciais a partir do planejamento estratégico; ·garantir a realização principalmente de prospecção de clientes, planejamento comercial·representar a empresa nos órgãos públicos mediante solicitaçãogerente regional cargas atuação no oeste sc, com alocação em chapecó) atividades: ·gerir os kpi's operacionais e comerciais da região (fator frete, otif, produtividade e cubagem de veículos, turnover, entre outras ações de gestão); ·gestão técnica e administrativa de terceiros; ·interagir com todos os prestadores de serviço de transportes, buscando constantemente soluções inovadoras que reduzam nossos custos de frete; ·garantir o contínuo desenvolvimento e funcionamento operacional das unidades, com foco no crescimento sustentável, alinhado com a direção estratégicainteressados enviar currículo para: ou entregar na empresa na rua assis brasil, 425e – bairro maria goretti – chapecó – sc·acompanhar atingimento de metas, desenvolver ações de vendas, visando manter a carteira de clientes e buscando crescimento do faturamento da regional requisitos: ·superior completo em logística, administração ou áreas de negócio ou afins; ·experiência no segmento de transportes, carga fracionada será um diferencial; ·experiência com gestão de equipes ·forte experiência com modelo de gestão/indicadores de resultados; ·disponibilidade para viagens; benefícios carro da empresa vale-refeição remuneração fixo + variável horário de trabalho: de segunda a sexta, das h às hs
-
·responder pelos resultados operacionais e econômicos das unidadesmariotti@reunidas·formar e desenvolver a equipe de liderança, contribuindo para a construção de um ambiente saudável e produtivo·responsável pela integração do planejamento e ações entre a matriz e as unidades de negócios; ·desenvolver e formar a equipe comercial, selecionando, orientando, treinando, capacitando e acompanhando a atuação e desenvolvimento do time (comportamental e performance)interessados enviar currículo para: sirlei·acompanhar e garantir a gestão e desenvolvimento da carteira de clientes, buscando alcançar a visão do negócio·desenvolvimento do plano de metas e demandas, negociações e rentabilidade da região; ·desdobramento de metas comerciais a partir do planejamento estratégico; ·garantir a realização principalmente de prospecção de clientes, planejamento comercial·representar a empresa nos órgãos públicos mediante solicitação·acompanhar atingimento de metas, desenvolver ações de vendas, visando manter a carteira de clientes e buscando crescimento do faturamento da regional requisitos: ·superior completo em logística, administração ou áreas de negócio ou afins; ·experiência no segmento de transportes, carga fracionada será um diferencial; ·experiência com gestão de equipes ·forte experiência com modelo de gestão/indicadores de resultados; ·disponibilidade para viagens; benefícios carro da empresa vale-refeição remuneração fixo + variável horário de trabalho: de segunda a sexta, das 08:00h às 18:00hsgerente regional cargas atuação no oeste sc, com alocação em chapecó) atividades: ·gerir os kpi's operacionais e comerciais da região (fator frete, otif, produtividade e cubagem de veículos, turnover, entre outras ações de gestão); ·gestão técnica e administrativa de terceiros; ·interagir com todos os prestadores de serviço de transportes, buscando constantemente soluções inovadoras que reduzam nossos custos de frete; ·garantir o contínuo desenvolvimento e funcionamento operacional das unidades, com foco no crescimento sustentável, alinhado com a direção estratégicabr ou entregar na empresa na rua assis brasil, 425e – bairro maria goretti – chapecó – sc
Chapecó (Santa Catarina)
-
Desenvolvimento de softwares admite consultor de implantação de sistemas de gestão pública em salvador (caminho das árvores) para atuar em tempo integral, de segunda a sexta das 8:00 às 17:30ministrar treinamentos, auxiliar a equipe de desenvolvimento no processo de melhorias dos módulos do sistemarealizar análise técnica de editaisempresa oferece contrato efetivo, assistência médica / plano odontológico / vale refeição / vale transporte / vaga cód:902116779realizar demonstração técnica de sistema (módulo de saúde pública)
Salvador (Bahía)
-
Empresa admite técnica em nutrição em mauá para atuar em tempo integral, comercialempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902501034irá planejar os pedidos, controlar estoques e administrar custosrealizará a gestão da unidade, tratativas com o cliente e gestão de equipe
Mauá (São Paulo)
-
Atividade: assistência técnica e instaladora de condicionadores de ar: janela, split e centrais; - tipo de imóvel: próprio; - valor estimado para locação: r$ 7000,00 (entre veículos e demais itens de escritório e mobiliário); - estoque: r$ 180empresa autorizada springer, midea, carrier e elgim000,00 - alvarás: todos em dia; - público: pf e pj, muitas empresas ao entorno do ponto; - não transfere-se o cnpj na operação de venda; - custo operacional baixo; - faturamento bruto: sob consulta; - resultado líquido muito atrativo; - motivo da venda: aposentadoria; - forma de negociação: estuda veiculo como parte de pagamento, analisa propostaimagens meramente ilustrativascontatos: marcelo ribeiro (51) 9858-88887 whatsapp escritório (51) 3470-3809 demais informações, mediante reunião em nosso escritório000,00; - estrutura física: 500m²; - empresa fundada: 1960; - localização privilegiada; - ponto estratégico; - carteira de clientes fidelizada; - repassa do cnpj na operação de venda; - site atualizado vinculado a sistema de gestão completo; - imobilizado: r$ 200cód- mrs596 - mrs negócios - vende empresa de assistência técnica/venda de condicionadores de ar - poa/rs empresa fundada em 1960, atua no ramo de assistência técnica e instalação de condicionadores de ar de janela, split e centraismarca consagrada no mercado, podendo aumentar a receita de forma considerável na revenda de peças e equipamentos springer e midea
Brasil
$ 800000
-
000,00; - estrutura física: 500m²; - empresa fundada: 1960; - localização privilegiada; - ponto estratégico; - carteira de clientes fidelizada; - site atualizado vinculado a sistema de gestão completo; - imobilizado: r$ 200000,00 (entre veículos e demais itens de escritório e mobiliário); - estoque: r$ 180dados operacionais: - atividade: assistência técnica e instaladora de condicionadores de ar: janela, split e centrais; - tipo de imóvel: próprio; - valor estimado para locação: r$ 7imagem meramente ilustrativa código: mrs596empresa autorizada springer, midea, carrier e elgincontatos: marcelo ribeiro (51) 9858-88887 escritório (51) 3470-3809 demais informações, mediante reunião em nosso escritório000,00 - alvarás: todos em dia; - público: pf e pj; - não transfere-se o cnpj na operação de venda; - custo operacional baixo; - faturamento bruto: sob consulta; - resultado líquido muito atrativo; - motivo da venda: aposentadoria; - forma de negociação: - estuda veiculo como parte de pagamento, analisa propostacód: mrs596 - mrs negócios vende - empresa de assistência técnica/venda de condicionadores de ar - poa/rs empresa fundada em 1960, atua no ramo de assistência técnica e instalação de condicionadores de ar de janela, split e centraismarca consagrada no mercado, podendo aumentar a receita de forma considerável na revenda de peças e equipamentos springer e midea
Brasil
$ 800000
-
Incorporadora e construtora admite coordenador de assistência técnica corporativo em brasília (sia) para atuar em tempo integral, segunda a sexta das 08:00 às 18:00hgarantir o cumprimento do sistema de gestão da qualidade, e as diretrizes da assistência técnica entre matriz e filiaisrealizar o levantamento e análise de informações, para contribuir na definição de ações de melhorias ou mudanças para o alcance das metas e resultados da empresacoordenar o processo de assistência técnica no nível corporativo, garantindo a qualidade dos serviços e processosempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902067005
Brasilia (Distrito Federal)
-
Elaborar, publicar e manter artefatos de documentação técnica para usuários de produtos desenvolvidos e/ou utilizados pela empresacolaborar com a gestão da fila de prioridades definida pela liderança imediatapesquisar, realizar e validar curadoria de informações relevantes para os artefatos de documentaçãoempresa de software admite analista de redação técnica em jaraguá do sul (água verde) para atuar em tempo integral, comercialanalisar e propor arquitetura das informações dos artefatos de documentaçãoempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902413951analisar solicitações direcionadas à documentação técnica e propor soluções com base no valor de negócio, visão da empresa e valor para as personas envolvidasexecutar levantamento, testes e implantação de ferramentas, técnicas e processos de documentações aderentes às necessidades da empresa
Jaraguá do Sul (Santa Catarina)
-
Pesquisar, realizar e validar curadoria de informações relevantes para os artefatos de documentaçãoanalisar e propor arquitetura das informações dos artefatos de documentaçãoempresa de sistema erp admite analista de redação técnica em jaraguá do sul (água verde) para atuar em tempo integral, comercialempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902487440analisar solicitações direcionadas à documentação técnica e propor soluções com base no valor de negócio, visão da empresa e valor para as personas envolvidascolaborar com a gestão da fila de prioridades definida pela liderança imediata; elaborar, publicar e manter artefatos de documentação técnica para usuários de produtos desenvolvidos e/ou utilizados pela consistemexecutar levantamento, testes e implantação de ferramentas, técnicas e processos de documentações aderentes às necessidades da empresa
Jaraguá do Sul (Santa Catarina)
-
Jornada: tempo integral noturno das 22:45 a 06:22 de segunda a sábado benefícios: assistência médica| assistência odontológica| seguro de vida| vale alimentação| vale transporte envie seu currículo direto ao recrutadorrequisitos: técnico completo experiencia prévia como técnica, cozinha industrial e gestão de equipeatividades: coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriaislivre de qualquer custoempresa admite técnica em nutrição para tempo integral em são paulo
São Paulo (São Paulo)
-
Promover e participar de reuniões com o cliente e entre a equipe, elaborar relatórios de avanço semanal e mensal do empreendimento, aprovar e demonstrar o planejamento da obra, avaliar documentos de engenharia com análise crítica das soluções em termos de custo, prazo e escopo contratadoempresa admite coordenador de sala técnica em oliveira dos brejinhos para atuar em tempo integral, comercialserá responsável em coordenar equipe da sala técnica composta do planejamento, qualidade, engenharia e custos, aprovar relatórios de avanço físico da obra (semanais e mensais), aprovar medição física/financeira, interagir com clientes sobre o planejamento e andamento do projetogarantir o atendimento ao sistema de gestão da qualidadeautonomia para recusar atividades quando exposto a situações de risco grave e iminente, engajar-se em programas de qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social, de acordo com as normas e procedimentos da empresa, utilizando adequadamente os uniformes e equipamentos de proteção individual (epi’s), executando as atividades conforme orientação e prioridades dos serviços determinados por seu superior imediato, executando tarefas correlatas quando necessário e preservando limpo e organizado o local de trabalho, equipamentos e materiais, respeitando as regras de separação de resíduos, e realizar outras atividades relacionadas ao cargoempresa oferece contrato efetivo, celular / notebook / participação nos lucros / seguro de vida / vaga cód:1949568
Oliveira dos Brejinhos (Bahía)
-
Realizar a gestão das garantias dos equipamentos e acompanhar a experiência do cliente, principalmente nos primeiros 12 meses após a vendaindustria e comercio de geradores de ozônio admite coordenador de assistência técnica em balneário camboriú (nova esperança) para atuar em tempo integral, horário comercial: de segunda a sexta feira - 08h às 18hgarantir que as manutenções preventivas e corretivas ocorram dentro dos prazos estabelecidosempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:2013229aplicar e acompanhar ferramentas de qualidade, desenvolvendo indicadores e controles a sua área de atuação de acordo com orientação da sua supervisão e fluxos pré-estabelecidos que estejam de acordo com planejamento estratégico, contribuindo na melhoria do processocontrolar o fluxo das ordens de serviços (os) emitidasacompanhar a equipe de assistência técnica de equipamentos e acessórios para saúdemanter o contato direto e ativo com os diferentes departamentos da empresa como engenharia, qualidade, pcp, produção, compras e estoque
Balneário Camboriú (Santa Catarina)
-
Fabricante de peças de máquinas admite coordenador de assistência técnica em morro da fumaça (naspolini) para atuar em tempo integral, comercialplanejar e organizar os atendimentos externos, através de cronograma de viagenselaborar os indicadores do setor e realizar a gestão dos mesmossupervisionar a equipe de assistência técnica, garantindo o atendimento das demandas dos clientesempresa oferece contrato efetivo, refeição no local / seguro de vida / vaga cód:902042008
Morro da Fumaça (Santa Catarina)
-
Fabricante de peças de máquinas admite coordenador de assistência técnica em morro da fumaça (naspolini) para atuar em tempo integral, comercialempresa oferece contrato efetivo, refeição no local / seguro de vida / vaga cód:902089388planejar e organizar os atendimentos externos, através de cronograma de viagenselaborar os indicadores do setor e realizar a gestão dos mesmossupervisionar a equipe de assistência técnica, garantindo o atendimento das demandas dos clientes
Morro da Fumaça (Santa Catarina)
-
Empresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902438373entender os requisitos das solicitações do cliente, priorizando as demandasexecutar processamento dos levantamentos de campo e desenhos, relatórios e demais atividades pertinentescondução das atividades de seção técnica, realizando a gestão das demandasrepassar as demandas aos desenhistas, monitorar e controlar os avanços, qualidade e entregasempresa de engenharia admite encarregado de seção técnica em joão monlevade para atuar em tempo integral, comercial
João Monlevade (Minas Gerais)
-
Gestão e desenvolvimento de pessoas, equipe com mais de 50 colaboradoresplanejamento e acompanhamento de indicadores operacionais, mensurando a qualidade das entregas, execução dentro dos prazos, nível de serviço, e satisfação dos clientes (gestão dos indicadores das áreas)gestão técnica e operacional das áreas de negócios da empresa (contabilidade, fiscal, financeiro, folha de pagamento)serviço de logística admite gerente contábil em são paulo para atuar em tempo integral, comercialotimização e melhorias dos processos das áreas, de acordo com o alinhamento às estratégias de negócios e adaptando as necessidades dos clientesempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:1948383
São Paulo (São Paulo)
-
Tratativas com gestão técnica, direção e operadoragarantir a correta execução dos processos, resultados e indicadores de cada operaçãogestão da equipe, capacitação e acompanhamento do desempenhoempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902171589empresa de telecomunicações admite gestor de cop em goiânia para atuar em tempo integral, comercialserá responsável pela gestão das equipes de 7 regiões da central de operações técnicas do grupoacompanhamento dos resultados, cobrança e apresentação de indicadoresfoco do trabalho voltado para o acompanhamento das equipes de campo, fiscalizando e garantindo a execução das rotas programadas
Goiânia (Goiás)
-
Realizar apoio na elaboração de propostas, dimensionamento, acompanhamento e monitoramento de projetos e gestão de fornecedoreselaborar, avaliar e realizar a gestão de projetos, laudos e memorias técnicosempresa de engenharia admite engenheiro eletricista em camaçari para atuar em tempo integral, segunda a sexta feirarealizar a gestão técnica dos projetosempresa oferece contrato efetivo, beneficios a combinar / vaga cód:902467034
Camaçari (Bahía)