Bioinformatica retificacao

Lista bioinformatica retificacao

  • Antônio carlos, 6627 - pampulhacaso não sejam preenchidas todas as vagas na seleção de doutorado as vagas remanescentes serão ofertadas durante o ano de 2020, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do programa, com antecedência mínima de 30 dias1 serão oferecidas 25 (vinte e cinco)vagas para ingresso no doutorado, durante o ano letivo de 2020, em regime de fluxo contínuobr página web wwwhorário de funcionamento de 10:00 às 11:30 e 15:00 às 16:30 de segunda à sexta-feira, exceto feriado e recessos acadêmicosem cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 5 (cinco) das 25 (vinte e cinco) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros continua retificação 2br onde se lê: 2universidade federal de minas gerais instituto de ciências biológicas programa de pós-graduação em bioinformática retificação 1 do edital regular de seleção de mestrado e doutorado 2ª chamada 2020 o coordenador do programa de pós-graduação em bioinformática do instituto de ciências biológicas da ufmg retifica o edital regular de seleção do mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se lê: a coordenação do programa de pós-graduação em bioinformática da universidade federal de minas gerais faz saber que, a partir de 02 de dezembro de 2019 até o dia 19 de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e de doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 20202 contatos: e-mail bioinfo@icbem cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 5 (cinco) das 25 (vinte e cinco) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negrosleia-se: a coordenação do programa de pós-graduação em bioinformática da universidade federal de minas gerais faz saber que, a partir de 25 de junho de 2020 até o dia 13 de julho de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e de doutorado, para ingresso no segundo semestre de 20202 contatos: telefone (31) 3409-2554 e-mail bioinfo@icbbr ou diretamente na secretaria do programa de pós-graduação em bioinformática no instituto de ciências biológicas - bloco k4 - sala 163 -universidade federal de minas gerais

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  • Terão prioridade na ordem da entrevista os alunos inscritos que, comprovadamente, residirem fora de belo horizonte6 a etapa 5, de caráter classificatório, compreenderá em entrevista com a banca examinadora para os candidatos ao mestrado e entrevista e arguição oral sobre o projeto de pesquisa proposto para os candidatos ao doutorado, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem)continua retificação 7retificação 6 onde se lê: 5local, data e horário serão divulgados na secretaria e página web do programa e por e-mailpara os candidatos ao mestrado e doutorado serão avaliadas as trajetórias, maturidade e adequação do candidato para desenvolver estudos avançados na área de bioinformáticaa entrevista será realizada em dependências do instituto de ciências biológicaspara os candidatos ao doutorado será avaliado o seu conhecimento do projeto de pesquisa submetido e dos temas relacionadas ao mesmoa entrevista se realizará remotamente através de sistema de videoconferência (zoom meetings), no dia 31 de julho de 2020, o horário e o link de acesso a sala virtual serão posteriormente divulgados na página web do programa e por e-mail

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  • 5 deverá ser entregue na secretaria do programa até o dia 11/02/2020, para efetuar o registro acadêmico no cursoem cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 03 (três) das 12 (doze) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros no primeiro semestre e 3 (três) das 13 (treze) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros para ingresso no segundo semestre11 após análise da documentação dos candidatos, o colegiado do curso decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado até o dia 14 de julho de 2020, na página web do programacontinua retificação 310 caso o candidato seja aprovado no processo seletivo de que trata este edital, para ingresso no 1º semestre de 2020, uma cópia impressa, legível e sem rasura, da documentação solicitada no item 32 serão oferecidas 12 (doze) vagas para o curso de mestrado para ingresso no primeiro semestre de 2020 e13 (treze)vagas para o segundo semestre de 2020serão oferecidas 13 (treze) vagas para o segundo semestre de 202011 após análise da documentação dos candidatos, o colegiado do curso decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado até o dia 21 de janeiro de 2020, na secretaria e na página web do programao cronograma do processo seletivo para o segundo semestre será divulgado posteriormente na secretaria e no site do programa, de acordo com a decisão do colegiado, com antecedência mínima de 30 dias5 deverá ser enviada para o e-mail da secretaria do programa (bioinfo@icbbr ou diretamente na secretaria do programa interunidades de pós-graduação em bioinformática no instituto de ciências biológicas - bloco k4 - sala 163 - universidade federal de minas gerais10 caso o candidato seja aprovado no processo seletivo de que trata este edital, para ingresso no 2º semestre de 2020, uma cópia impressa, legível e sem rasura, da documentação solicitada no item 34 contatos: telefone (31) 3409-2554 e-mail bioinfo@icbem cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 3 (três) das 13 (treze) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros para ingresso no segundo semestreantônio carlos, 6627 ¿ pampulhasó serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste editalbr página web wwwbr onde se lê: 3retificação 2 onde se lê: 2br) até o dia 04/08/2020, para efetuar o registro acadêmico no curso4 contatos: e-mail bioinfo@icb

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  • Os resultados das etapas subsequentes serão divulgados com o resultado final, em local e datas a serem especificados e divulgados, na página web do programaos pedidos de recurso devem ser dirigidos à coordenação e enviados por e-mail: bioinfo@icbas informações dos locais definidos pela comissão estarão disponíveis com antecedência, na página web do programa (http://www1 a seleção dos candidatos será realizada no período de 29/07/2020 a 31/07/2020, em horário e link de acesso ao local a serem definidos e divulgados, na página (http://wwwrecursos, parcial e final, devem ser dirigidos à coordenação do programa e enviados por e-mail bioinfo@icbantônio carlos, 6627 ¿ pampulha, no horário indicado no item 12 candidatos estrangeiros e brasileiros residentes no exterior ou em casos excepcionais, candidatos brasileiros residentes no país, que estejam em outro estado, poderão realizar as provas escritas, em locais definidos pela comissão examinadora, assim como a arguição do projeto de pesquisa de doutorado que poderá ser realizada via skype, desde que o candidato comunique sua intenção até o último dia da inscrição pelo e-mail bioinfo@icbretificação 3 onde se lê: 32 as etapas de seleção serão feitas, excepcionalmente em face à pandemia do covid 19, remotamentebr continua retificação 4a seleção dos candidatos será realizada no período de 03/02/2020 a 07/02/2020, em horário e local a serem definidos e divulgados, na página (http://wwwbr onde se lê: 5br) e constará de três etapasos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na secretaria do programa no horário e endereço indicados no item 112 os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação3 caberá recurso contra o resultado das primeira e segunda etapas do processo seletivo, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso finalrecursos, parcial e final, devem ser dirigidos à coordenação do programa e entregues na secretaria do programa de pós-graduação em bioinformática no instituto de ciências biológicas - bloco k4 - sala 163 - universidade federal de minas gerais av

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  • Universidade federal de minas gerais instituto de ciências biológicas programa de pós-graduação em biologia celular retificacao do edital regular de selecao de mestrado e doutorado 2ª chamada 2020 a coordenadora do programa de pós-graduação em biologia celular do instituto de ciências biológicas da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular de seleção de mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se le: 51 a nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira, segunda e terceira etapas para o mestrado e primeira e segunda etapas para o doutoradobelo horizonte, 27 de abril de 2020neste caso, o candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (skype) no formulário de inscriçãoprofessora erika cristina jorge coordenadora do programa de po¿s-graduação em biologia celular continua retificaçao 9o colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidatoo resultado desta etapa será divulgado com o resultado finalo candidato se responsabilizará por testar a conexão com o colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo realetapa poderá ser realizada por meio de skype, com vídeo, desde que solicitado no ato da inscrição3 para candidatos residentes em outros países, estados ou em cidades mineiras que residem a 200 km ou mais de belo horizonte, a 1ao candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (skype) no formulário de inscrição ou enviar o endereço eletrônico para o e-mail da secretária3 para todos os candidatos a 1ª etapa será realizada por meio de skype, com vídeo1 a nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira e segunda etapas para o mestrado e primeira e segunda etapas para o doutoradopermanecem inalterados os demais itens do edital

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  • 1 as inscrições serão feitas presencialmente no centro de pós-graduação da faculdade de medicina da ufmg, na avenida professor alfredo balena, 190 5º andar, sala 503 - bairro santa efigênia - cep 30130-100 - belo horizonte - minas gerais, brasil, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30h às 11:30h, onde poderão ser fornecidas informações complementarescontatos: telefone (31) 3409 9640 e-mail: ppgspnão serão aceitas inscrições por sedexbr/cpgsaudepublica/medicinaufmg@gmaildiante da determinação de isolamento social durante a pandemia do covid 19 (coronavírus), as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: ppgsp@medicinabr, cujo assunto do e-mail deve ser: inscrição para doutorado fluxo-contínuo¿ no período estabelecido em cronograma a ser divulgado no site do programa: https://wwwo candidato deve preencher o formulário de inscrição e submete-lo juntamente com os documentos solicitados nos itens 3permanecem inalterados os demais itens do editaluniversidade federal de minas gerais faculdade de medicina da ufmg programa de pós-graduação em saúde pública retificação do edital de seleção nº 01/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 01/2020 mestrado e doudorado nos seguintes termos: onde se lê: 1no ato da inscrição o candidato poderá se fazer representar por um procurador, constituído por meio de procuração simples, a qual deverá ser entregue junto com os documentos da inscrição, e o procurador deverá apresentar um documento de identidade com foto1 - diante da determinação de isolamento social durante a pandemia do covid 19 (coronavírus), as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: ppgsp@medicinabr, cujo assunto do e-mail deve ser: ¿inscrição para doutorado fluxo-contínuo, no período estabelecido em cronograma a ser divulgado no site do programa: https://wwwprofessor luana giatti gonçalves coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública faculdade de medicina - ufmg continua retificação 2belo horizonte, 28 de abril de 2020br/cpgsaudepublica/processo-seletivo-2020/as inscrições serão feitas exclusivamente da forma presencial, no centro de pós-graduação da faculdade de medicina da ufmg, na avenida professor alfredo balena, 190 5º andar, sala 503 - centro - cep 30130-100 - belo horizonte mg, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados e recessos acadêmicos), no horário de 08:30 às 11:30 horas, no período de 11 de setembro de 2019 a 11 de outubro 2019, onde poderão ser fornecidas informações complementares5 deste edital, digitalizados (digitalização deve estar legível), durante o período de vigência das inscriçõesbr página web: https://site

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  • Professor luana giatti gonçalves coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública faculdade de medicina ufmg continua retificação 31 podem requerer inscrição os portadores de diploma de curso de graduação aprovado pelo mecexcepcionalmente, em virtude da pandemia de covid-19 e a consequente suspensão na aplicação de exames de proficiência, o candidato que não possuir certificado de proficiência no ato da inscrição poderá se inscrever mediante a condição de que, se aprovado na seleção, deverá apresentar o documento no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da primeira matrícula no curso de doutoradopermanecem inalterados os demais itens do editalbr, todos os seguintes documentos para o doutorado, digitalizados: onde se lê: 31 f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo cenex/fale/ufmg, nos termos da resolução nº 08/2008 do cepe/ufmg ii) toefl test of english as foreign language itp institutional testing program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou toefl ibt - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) ielts - international english language test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) michigan ecpe examination for the certificate of proficiency in english, com conceito a, b ou c v) cambridge - cpe- certificate of proficiency in english, com conceito a, b ou c vi) fce- first certificate in english da university of cambridge, com conceito a, b ou c vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela comissão examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição leia-se: 3f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo cenex/fale/ufmg, nos termos da resolução nº 08/2008 do cepe/ufmg, ii) toefl test of english as foreign language itp institutional testing program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou toefl ibt, com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) ielts - international english language test, com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) michigan ecpe, examination for the certificate of proficiency in english, com conceito a, b ou c v) cambridge - cpe- certificate of proficiency in english, com conceito a, b ou c vi) fce- first certificate in english da university of cambridge - com conceito a, b ou c vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela comissão examinadora, desde que apresentados no ato da inscriçãoa apresentação dos certificados de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a continuidade dos estudos no doutorado e serão exigidos para a realização da matrícula no terceiro semestre do curso (segundo ano)no ato da inscrição o candidato deverá apresentar, pessoalmente ou por procuração simples, todos os seguintes documentos que são comuns ao mestrado e ao doutorado: leia-se: 3no ato da inscrição o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico: ppgsp@medicinabelo horizonte, 28 de abril de 2020universidade federal de minas gerais faculdade de medicina da ufmg programa de pós-graduação em saúde pública retificação do edital de seleção nº 01/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 01/2020 mestrado e doudorado nos seguintes termos: onde se lê: 3

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  • Na apresentação do projeto de tese seguida de arguição oral serão avaliados: a apresentação do projeto (20%), o conhecimento sobre o tema do projeto e inserção na linha de pesquisa selecionada pelo candidato (35%) e domínio da metodologia proposta (20%)as arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo colegiado2 ¿ a segunda etapa constará de duas avaliações: (1) análise do curriculum lattes (25%) e (2) apresentação do projeto de tese seguida de arguição oral sobre o projeto apresentado (75%), totalizando 100%o candidato se responsabilizará por testar a conexão com o colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real2 ¿ a não participação do candidato em qualquer etapa do processo de seleção ocasionará a sua eliminação do processo de seleçãopermanecem inalterados os demais itens do editaluniversidade federal de minas gerais faculdade de medicina da ufmg programa de pós-graduação em saúde pública retificação do edital de seleção nº 01/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 01/2020 mestrado e doudorado nos seguintes termos: onde se lê: 6haverá um equipamento de datashow disponível para este fimo colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidatoo projeto de tese deverá ser apresentado oralmente (duração de 15 minutos) pelo candidatobelo horizonte, 28 de abril de 2020para ser aprovado nesta etapa o candidato deverá obter rendimento igual ou superior a 70%os candidatos que não acessarem a sala de videoconferência na data e no horário pré-definidos para a apresentação oral do seu projeto serão desclassificados do processo seletivoesta etapa será realizada nos dias 12 a 13 de novembro de 2019, na faculdade de medicina, de acordo com o cronograma e em sala a ser definida e divulgada pela secretaria do centro de pós-graduaçãoa escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto de tese será divulgada na página web do programa onde se lê: 6é indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico (e-mail) para a videoconferênciana análise do ¿curriculum lattes¿ serão avaliadas as publicações científicas (12,5%) e a experiência em pesquisa/docência/serviço (12,5%)professor luana giatti gonçalves coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública faculdade de medicina ufmg continua retificação 5diante da determinação de isolamento social durante a pandemia do covid 19 (coronavírus), o projeto de tese deverá ser apresentado oralmente (duração de 15 minutos) pelo candidato, utilizando sistemas de videoconferência, cujas orientações serão repassadas aos candidatos em momento oportuno

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  • No ato do recebimento da inscrição por e-mail, será atribuído ao(a) candidato(a) um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante todo o processo de seleçãoos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na secretaria do programa no horário de 08:30 às 12:00 hrs e de 14:00 às 16:00 hrs leia-se: 31 no ato da inscrição, além dos documentos comuns à todos (descritos no item 3deste edital), os candidatos ao doutorado deverão apresentar também, pessoalmente ou por procuração simples, os seguintes documentos: leia-se: 3esse número de identificação será enviado ao candidato por e-mail, em formato de resposta ao e-mail em que foi solicitada a inscrição na seleçãonão será recebida qualquer forma de inscrição ou documentação por e-mailuniversidade federal de minas gerais faculdade de medicina da ufmg programa de pós-graduação em saúde pública retificação do edital de seleção nº 01/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 01/2020 mestrado e doudorado nos seguintes termos onde se lê: 3br também, apenas 01 via digitalizada salva em formato pdf, dos seguintes documentos: onde se lê: 3no ato da inscrição será atribuído ao(a) candidato(a) um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante todo o processo de seleçãoas inscrições e documentações serão todas recebidas por e-mail, atendendo a situação de excepcionaldiade causada pela pandemia do covid-19 (coronavirus), devendo ser encaminhada dentro do prazo de inscrição a ser divulgado em cronogramabelo horizonte, 28 de abril de 2020o candidato deve dar ciência do recebimento do seu número de inscrição, por e-mailo número de identificação do candidato deverá ser o único meio de identificação assinalado pelo próprio, em campo específico, nos cadernos de provas da seleçãoinscrições com documentação incompleta, ou enviada fora do prazo estabelecido neste edital serão indeferidasprofessor luana giatti gonçalves coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública faculdade de medicina ufmg continua retificação 4deste edital), os candidatos ao doutorado deverão enviar para o endereço eletrônico: ppgsp@medicinaos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o endereço eletrônico: ppgsp@medicinapermanecem inalterados os demais itens do edital9 os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgaçãonenhum documento poderá ser anexado após a inscriçãoo número de identificação do candidato deverá ser o único meio de identificação do candidato

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  • Os documentos a serem apresentados à secretaria do npgau até 10/07/2020 são: para o candidato que concluiu a graduação após a inscrição ao processo seletivo, cópia do diploma ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau até 10/07/2020 leia-se: 9os recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à coordenação do programa e entregues pessoalmente à secretaria do npgau ¿ rua paraíba 697 sala 300 bairro savassi belo horizonte/mg ¿ no horário de 8h às 12h e 13h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicoso drca fará o registro acadêmico após o recebimento da documentação que lhe será enviada pela secretaria do npgau até 13/07/2020no caso de entrega por terceiro, este deverá estar munido de procuração simples¿os recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à coordenação do programa e enviados aos endereços eletrônicos da secretaria do npgau (arq-colpos@ufmg1 - o candidato aprovado e classificado deve efetuar seu cadastro prévio na ufmg entre 28/09/2020 e 30/09/2020, de acordo com orientação da secretaria do programa6 - caberá recurso parcial, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final, contra o resultado da etapa 1 (mestrado e doutorado), e recurso contra o resultado final do processo de seleçãodurante o prazo recursal, o candidato pode solicitar acesso a suas respectivas avaliaçõeso prazo recursal é de dez dias corridos, nos termos do regimento geral da universidade e da resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do conselho universitário da ufmg, contados a partir da data de divulgação do resultado finalo drca fará o registro acadêmico após o recebimento da documentação que lhe será enviada pela secretaria do npgau até 01/10/2020br/cadastroprevio1 - o candidato aprovado e classificado deve efetuar seu cadastro prévio na ufmg entre 29/06/2020 e 03/07/2020, mediante preenchimento do formulário disponível no website https://sistemasos documentos a serem apresentados à secretaria do npgau até 30/09/2020 são: para o candidato que concluiu a graduação após a inscrição ao processo seletivo, cópia do diploma ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação de grau até 30/09/2020 belo horizonte, 22/05/2020 profaretificação do edital regular de seleção 2020 doutorado e mestrado a coordenadora do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo (npgau) da escola de arquitetura da universidade federal de minas gerais, no uso de suas atribuições e tendo em vista decisão do colegiado do npgau reunido em 18/05/2020, retifica o edital regular de selelção 2020 - doutorado e mestrado, nos seguintes termos: onde se lê: 8ana paula baltazar dos santos coordenadora do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo-npgau/ea-ufmg continua retificação 6

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  • Continua retificação 2escola de engenharia bloco 1 sala 2303 campus pampulha, de segunda a sexta das 08:30h as 11:30hpresidente antônio carlos, nº 6627esclarecimentos e informações complementares estão disponíveis na página do programa: http://wwwesclarecimento e informações complementares estarão disponíveis na página do programa http://wwwbr e poderão ser obtidas pelo endereço de correio eletrônico: ppgee@admbr, pelo telefone (31) 3409-5465 ou na secretaria do ppgee situada na av] a relação nominal da banca examinadora será divulgada na secretaria e no portal do programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concursoluis antonio aguirre ¿ coordenador do colegiado do programa de pós-graduação em engenharia elétrica da ufmg] a relação nominal da banca examinadora será divulgada no portal do programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concursobelo horizonte, 04 de junho de 2020retificação do edital regular de seleção 2020 ¿ mestrado e doutorado o coordenador do programa de pós-graduação em engenharia elétrica (ppgee, doravante denominado programa) da escola de engenharia da universidade federal de minas gerais, torna público as retificações devido a pandemia de sars-cov-2 (covid-19) justificadas pelos documentos desta universidade: portaria nº 1819, de 18 de março de 2020, do ofício circular nº 011/2020/prorh/ufmg, de 20 de março de 2020, ofício circular nº 6/2020/gab-rei-ufmg, de 1º de abril de 2020

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  • 1 a etapa 1 de caráter exclusivamente eliminatório (para candidatos ao mestrado e doutorado), compreenderá a prova de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idiomaretificação 4 onde se lê: 5somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleçãoa prova de inglês se realizará remotamente através de sistema de videoconferência (zoom meetings), no dia 29 de julho de 2020, o horário e o link de acesso a sala virtual serão posteriormente divulgados na página web do programa e por e-maila nota obtida nesta prova não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no cursoesta prova será elaborada em consonância com a resolução no 08/2008 do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, sendo permitido o uso de dicionáriobr/) em 27/07/2020continua retificação 51 a etapa 1 de caráter exclusivamente eliminatório (para candidatos ao mestrado e doutorado), compreenderá a prova escrita de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idiomaa prova de inglês se realizará em dependências do instituto de ciências biológicas no dia 03 de fevereiro de 2020, sendo o local e horário divulgados na página web do programa e por e-mailserão aceitos certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos de inglês, emitidos por instituições credenciadas para tal, em que se comprove o rendimento de, pelo menos, 60%o resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes2 o candidato poderá solicitar dispensa dessa prova, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesaa solicitação será analisada pela comissão examinadora, que emitirá parecer conclusivo que será divulgado pela secretaria do programa na página web (http://wwwbr/) em 23/01/2020serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos da provaa validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos

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  • O drca tomará as providências para efetuar o registro acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da ficha de cadastro prévio pelo candidato aprovado e classificado2 o candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na secretaria do programa, no dia 11/02/2020, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau)continua retificação 9a documentação completa dos selecionados será enviada ao drca pela secretaria do curso no dia 05 de agosto de 20201 o candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet no dia 11/02/2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemasbr) a secretaria do programa, até o dia 03/08/2020, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau)1 o candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet no dia 04/08/2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas2 o candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá enviar por email (bioinfo@icbnão serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colaçãobr/cadastroprevioa documentação completa dos selecionados será enviada ao drca pela secretaria do curso no dia 12 de fevereiro de 2020retificação 8 onde se lê: 7

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  • Retificação 7 onde se lê: 5os recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e entregues, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço e horário da secretaria indicados no item 1os recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e enviados para o e-mail: bioinfo@icbcontinua retificação 87 o resultado final dos candidatos, bem como a classificação em ordem decrescente das médias apuradas, será divulgado na secretaria do programa e na página web do programa, no dia 10 de fevereiro de 20205 - a não realização de quaisquer etapas do processo de seleção ocasionará a eliminação do candidato8 o prazo para a solicitação de recurso contra o resultado final do processo seletivo é 10 (dez) dias corridos, nos termos do regimento geral da universidade e da resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do conselho universitário da ufmg, contados, a partir da data da divulgação do teor da decisão finalo candidato que comparecer em quaisquer etapas do processo de seleção com atraso superior a 15 minutos será automaticamente desclassificadoo candidato terá acesso às suas respectivas avaliações, após a divulgação dos resultados, dentro do prazo de recurso7 o resultado final dos candidatos, bem como a classificação em ordem decrescente das médias apuradas, será divulgado na página web do programa, no dia 03 de agosto de 2020

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  • Retificação do edital de seleção nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se lê: 5professora teresa cristina de abreu ferrari coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto continua retificação 58 o resultado da 2ª e 3ª etapas será divulgado junto com o resultado final do concurso, no mural da secretaria do centro de pós-graduação, 5º andar da faculdade de medicina, e na página web do programabr/cpg/programas/saude_adulto/processobr/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, de acordo com o cronogramaexige-se para aprovação, pelo menos, 70 pontoso colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidatoarguição oral sobre o projeto de tese, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no endereço https://wwwdiante da determinação de isolamento social durante a pandemia de covid-19, a arguição oral sobre o projeto de tese será realizada, utilizando-se plataforma de videoconferência, cujas orientações serão repassadas aos candidatos em momento oportunoé indispensável a indicação, no ato da inscrição, do endereço eletrônico (e-mail) para a videoconferênciaserão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontosphp até o dia 06/12/2019arguição oral sobre o projeto de tese, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no mural do 5º andar da faculdade de medicina e no endereço http://wwwa escala para arguição oral sobre o projeto de tese será divulgada na página web do programao candidato se responsabilizará por testar a conexão com o colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real8 o resultado da 2ª e 3ª etapas será divulgado junto com o resultado final do concurso, na página web do programabelo horizonte, 29 de junho de 2020a arguição ocorrerá no período de 09 a 13 de dezembro de 2019, de 08:00 as 18:00 horas, na faculdade de medicina, em sala a ser definida e divulgada no site e mural do centro de pós-graduação e poderá ser gravadaas arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo colegiado na página web do programana arguição oral serão considerados a defesa do projeto de tese (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 48 meses (30%)6 2ª etapa (doutorado)

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  • ) h) currículo no modelo lattes, disponível no endereço www6 os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 04 (quatro) dias corridos após a data de sua divulgação) h) 04 (quatro) cópias impressas e uma cópia gravada em cd, em formato pdf, do currículo no formato lattes, disponível no endereço wwwbelo horizonte, 29 de junho de 2020br onde se lê: 31 no ato da inscrição o candidato deverá apresentar, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, os seguintes documentos: f) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado): 04 (quatro) vias impressas (uma via com folha de rosto) e 01 um arquivo eletrônico (cd com arquivo em formato pdf), contendo título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento (com, os seguintes documentos, digitalizados, em formato pdf: f) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado) constando título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento (os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na secretaria do programa, no endereço e horário especificados no item 11 a relação nominal das bancas examinadoras será divulgada, na secretaria e na página web do programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso1 a relação nominal das bancas examinadoras será divulgada, na página web do programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso6 os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgaçãoprofessora teresa cristina de abreu ferrari coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto continua retificação 3os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o endereço eletrônico: cpg1 no ato da inscrição, o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico: cpgprograma de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto retificação do edital de seleção nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se lê: 3

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  • Na arguição oral serão considerados a defesa do projeto preliminar de pesquisa (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 24 meses (30%)professora teresa cristina de abreu ferrari coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto continua retificação 4br/cpg/programas/saude_adulto/processo2 caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo, com efeito suspensivo, que deve ser apresentado no prazo máximo de 02 dias corridos da divulgação do resultado da 1ª etapa, sem prejuízo do recurso final2 caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo, com efeito suspensivo, que deve ser apresentado no prazo máximo de 04 dias corridos da divulgação do resultado da 1ª etapa, sem prejuízo do recurso finaldiante da determinação de isolamento social durante a pandemia de covid-19, a arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa será realizada, utilizando-se plataforma de videoconferência, cujas orientações serão repassadas aos candidatos em momento oportunobr/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, de acordo com o cronograma4 a segunda etapa (mestrado), de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de duas avaliações: b) arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no mural do 5º andar da faculdade de medicina e no endereço http://www4 a segunda etapa (mestrado), de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de duas avaliações: b) arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no endereço https://wwwo colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidatoos recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e enviados para o endereço eletrônico: cpgé indispensável a indicação, no ato da inscrição, do endereço eletrônico (e-mail) para a videoconferênciaserão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontoso resultado da segunda etapa será divulgado com o resultado finalos recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e entregues, pessoalmente ou mediante procuração simples, no endereço e horário especificados no item 1php até o dia 06/12/2019o candidato se responsabilizará por testar a conexão com o colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo realprograma de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto retificação do edital de seleção nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2020 ¿ mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se lê: 5belo horizonte, 29 de junho de 2020com, dentro do prazo recursala arguição ocorrerá no período de 09 a 13 de dezembro de 2019, de 08:00 as 18:00 horas, na faculdade de medicina, em sala a ser definida e divulgada no mural do centro de pós-graduação e poderá ser gravadaas arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo colegiado na página web do programaa escala para arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa será divulgada na página web do programa

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  • Não serão aceitas inscrições por sedex1 deste edital, digitalizados, em formato pdf, (digitalização deve estar legível), durante o período de vigência das inscriçõescom, página web https://wwwcom, cujo assunto do e-mail deve ser: ¿inscrição para mestrado¿, para o mestrado, e ¿inscrição para doutorado¿, para o doutorado, no período estabelecido em cronograma a ser divulgado no site do programa: https://wwwbr, página web http://siteo cronograma do processo seletivo para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do programa, de acordo com a decisão do colegiado, com antecedência mínima de 30 diasprograma de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto retificação do edital de seleção nº 001/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2020 mestrado e doutorado nos seguintes termos: onde se lê: 1em cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 02 das 08 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no segundo semestreprofessora teresa cristina de abreu ferrari coordenadora do programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto continua retificacão 2br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/1 - diante da determinação de isolamento social durante a pandemia de covid-19, as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: cpg1 - as inscrições serão feitas no centro de pós-graduação da faculdade, na avenida professor alfredo balena, 190 ¿ 5º andar, sala 503 - bairro centro - cep 30130-100 ¿ belo horizonte - minas gerais, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30 as 11:30 horas, onde poderão ser fornecidas informações complementaresbelo horizonte, 29 de junho de 2020o endereço para a postagem é o mesmo das inscriçõeso candidato deve preencher o formulário de inscrição e submetê-lo juntamente com os documentos solicitados no item 3serão também aceitas inscrições por sedex, desde que postadas até o dia 28 de outubro de 2019, com toda a documentação exigida neste edital1 mestrado: serão oferecidas 15 (quinze) vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2020 e 12 (doze) vagas para o segundo semestre de 2020em cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg, 03 das 15 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no primeiro semestre e 03 das 12 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no segundo semestre2 contatos: telefones (31) 3409-9640 e (31) 3409-9641, e-mail ppgcasa@medicina1 mestrado: serão oferecidas 08 (oito) vagas, para ingresso no segundo semestre de 20202 contatos: e-mail cpg

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  • Coordenador do programa de pós-graduação em química da ufmg continua retificacao 4a prova de conhecimentos conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolhaem 8 (oito) dentre as 24 (vinte e quatro) questões serão solicitados também justificativa por escrito da opção de resposta assinaladao candidato que não obtiver, pelo menos, 3 pontos nesta etapa será automaticamente eliminadoo recurso deverá ser dirigido à coordenação do programa, em formulário próprio, e enviado a secretaria do programa, pelo candidato, por e-mail para processoseletivopgqui@quio candidato que não obtiver pelo menos 50% dos pontos distribuídos nesta prova será automaticamente eliminadohélio anderson duarteo resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado finala 2ª etapa tem peso 3 (três)será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos pontos distribuídoso candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminadoserá atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 30 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10%1 a seleção será constituída de prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatórioprograma de pós-graduação em química universidade federal de minas gerais retificação do cronograma edital 01/2020 primeira chamada edital regular para processo seletivo mestrado e doutorado seleção 2020 o coordenador do programa de pós-graduação em química do instituto de ciências exatas (icex) da universidade federal de minas gerais (ufmg) torna pública as seguintes retificações ao edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas: onde se lê: 5o recurso deverá ser dirigido à coordenação do programa, em formulário próprio, e entregue na secretaria do programa, pelo candidato, pessoalmente ou por procuração simples, no horário de 13:30h (treze e trinta horas) às17:00h (dezessete horas)será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 100 pontos8 análise de curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatóriobelo horizonte, 29 de junho de 2020será atribuída nota à prova escrita de conteúdo específico em escala de 0 a 100 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo iii1 a seleção será constituída de prova on-line, à distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatórioo candidato que não obtiver, pelo menos, 10 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado

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  • Continua retificacao 5também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 mbps (megabits por segundo)2 esta prova será realizada no dia definido pela chamada específica, de 13:00h (treze horas) às 18:00h (dezoito horas), horário de brasília, tendo duração máxima de 5 (cinco) horas, respeitando o período de 1 (uma) hora de sigilo, no local definido pela chamada no campus ufmg, localizado na av2 o candidato e integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores do caed-ufmg, durante a realização da prova de conhecimentosas instruções para cadastramento na plataforma caed virtual (https://virtualbelo horizonte, 29 de junho de 2020hélio anderson duarte2 esta prova será realizada no dia definido pela chamada específica, de 14:00h (treze horas) às 17:00h (dezessete horas), horário de brasília, tendo duração máxima de 3 (três) horas de acordo com os recursos disponíveis do centro de apoio à educação a distância (caed) da ufmgcoordenador do programa de pós-graduação em química da ufmg1 para a realização da prova de conhecimentos on-line, o candidato devera providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior a¿ capacidade de um processador intel core i3 e capacidade de memória aleatória (ram) de no mínimo 2 (dois) gb (gigabytes)programa de pós-graduação em química universidade federal de minas gerais retificação do cronograma edital 01/2020 primeira chamada edital regular para processo seletivo mestrado e doutorado seleção 2020 o coordenador do programa de pós-graduação em química do instituto de ciências exatas (icex) da universidade federal de minas gerais (ufmg) torna pública as seguintes retificações ao edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas: onde se lê: 6presidente antônio carlos, 6627 - bairro pampulha / belo horizontebr/caed/) por meio de nome e senha de usuário serão enviadas para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição até 72 (setenta e duas) horas antes o início da prova de conhecimentostodos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no país, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de brasíliacaso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos a ufmg, que comprometam a conexão do computador do candidato com o caed-ufmg durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos

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  • Continua retificacao 22 a relação nominal das bancas examinadora será divulgada na página web do programabr onde se lê: 3programa de pós-graduação em química universidade federal de minas gerais retificação do cronograma edital 01/2020 primeira chamada edital regular para processo seletivo mestrado e doutorado seleção 2020 o coordenador do programa de pós-graduação em química do instituto de ciências exatas (icex) da universidade federal de minas gerais (ufmg) torna pública as seguintes retificações ao edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas: onde se lê: 1o candidato que não obtiver, pelo menos, 35 pontos nesta prova será automaticamente eliminadoserá atribuída nota a esta prova em escala de 0 a 70 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%4 contatos: e-mail: processoseletivopgqui@qui2 1ª etapa) prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatóriohélio anderson duartecoordenador do programa de pós-graduação em química da ufmg1 a comissão de seleção será composta por professores para o doutorado e mestrado do departamento de química, todos indicados pelo colegiado1 a comissão de seleção será composta de 08 (oito) professores para o doutorado e 10 (dez) professores para o mestrado do departamento de química, todos indicados pelo colegiadoos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na secretaria do programa no horário de 13:30h às 17:00ho candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminado(31) 3409-5732 - e-mail: processoseletivopgqui@quios pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviado por e-mail para processoseletivopgqui@quia prova de conteúdo específico conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolhabelo horizonte, 29 de junho de 20202 a relação nominal das bancas examinadora será divulgada na secretaria e na página web do programa2 1ª etapa) prova on-line, a distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatórioserá solicitada justificativa por escrito, da opção de resposta assinalada, em 8 (oito) das 24 (vinte e quatro) questõesa 1ª etapa tem peso 7 (sete)será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos 100 pontos distribuídos

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  • Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no país, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de brasília 5para a realização da prova escrita será permitido o uso de calculadora científica simples (não programável ou alfanumérica ou gráfica) e kit de modelos químicosas instruções para cadastramento na plataforma caed virtual (https://virtualtambem compete ao candidato providenciar servico de conexao com a internet com velocidade minima de 2 mbps (megabits por segundo)1 para a realização da prova de conhecimentos on-line, o candidato devera providenciar local adequado e computador pessoal ou maquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior a capacidade de um processador intel core i3 e capacidade de memoria aleatoria (ram) de no minimo 2 (dois) gb (gigabytes)2 o candidato e integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexa¿o via internet com o servidor de computadores do caed-ufmg, durante a realizacao da prova de conhecimentos4 o programa e bibliografia para essa prova estão indicados no anexo i deste edital e também na página web do programa4 o programa e bibliografia para essa prova estão indicados no anexo i deste editalbelo horizonte, 29 de junho de 2020hélio anderson duartecoordenador do programa de pós-graduação em química da ufmgprograma de pós-graduação em química universidade federal de minas gerais retificação do cronograma edital 01/2020 primeira chamada edital regular para processo seletivo mestrado e doutorado seleção 2020 o coordenador do programa de pós-graduação em química do instituto de ciências exatas (icex) da universidade federal de minas gerais (ufmg) torna pública as seguintes retificações ao edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas: onde se lê: 5br/caed/) por meio de nome e senha de usuário serão enviadas para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição até 72 (setenta e duas) horas antes o início da prova de conhecimentoscontinua retificação 33 esta prova será realizada no dia definido no cronograma da chamada específica, de 14:00h (quatorze horas) às 17:00h (dezessete horas), horário de brasília, tendo duração máxima de 3 (três) horas de acordo com os recursos disponíveis do centro de apoio à educação a distância (caed) da ufmgpresidente antônio carlos, 6627 - bairro pampulha/belo horizonte3 esta prova será realizada no dia definido no cronograma da chamada específica, de 13:00h (treze horas) às 18:00h (dezoito horas), horário de brasília, tendo duração máxima de 5 (cinco) horas, respeitando o período de 1 (uma) hora de sigilo, no local definido pela chamada no campus ufmg, localizado na avcaso o candidato nao consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos a ufmg, que comprometam a conexão do computador do candidato com o caed-ufmg durante a prova on-line, nao sera aplicada uma nova prova de conhecimentos

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  • Os documentos comprobatórios deverão estar obrigatoriamente numerados de acordo com a ordem dos critérios da tabela ii do anexo ii (sugerimos a utilização do aplicativo camscanner ¿ phone pdf creator para agregar vários documentos comprobatórios em um único arquivo, uma vez que o formulário, nesse campo, permite o envio de até 10 arquivos em pdf) l) 1 (uma) carta de recomendação, de acordo com o modelo (disponível na página web http://wwwuniversidade federal de minas gerais escola de engenharia curso de pós-graduação em engenharia química retificação do edital regular de seleção nº001/2019 mestrado 2020 o colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da escola de engenharia da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2019 do curso de mestrado nos seguintes termos: onde se lê: 3os documentos comprobatórios deverão estar obrigatoriamente numerados de acordo com a ordem dos critérios da tabela ii do anexo ii e preferencialmente encadernados nesta ordem juntamente com o currículo l) 1 (uma) carta de recomendação, de acordo com o modelo (disponível na página web http://wwwcontinua retificaçao 3br/pos-graduacao/selecao, devidamente preenchido e acompanhado de 1 (uma) fotografia 3x4cm d) currículo lattes/cnpq, modelo disponível na página web http://lattesbr/, acompanhado dos documentos comprobatórios das atividades, cursos e publicações constantes no mesmobr/pos-graduacao/selecaobr, em arquivo único, em pdf, nas datas e horários especificados para as inscrições no edital p) carta de apresentação identificada com nome completo e escrita pelo candidato de próprio punho e à caneta, assinada e datada, justificando o seu interesse em cursar o mestrado onde se lê: 3) a relação das inscrições homologadas, incluindo o aceite do comprovante de conhecimento de língua inglesa, nos termos deste edital, será divulgada na página web http://wwwbr/pos-graduacao/selecao de um professor doutor, que pode ser enviada pelo candidato, juntamente com a documentação, ou diretamente pelo professor, contanto que seja entregue em envelope lacrado e identificado na secretaria do curso ou enviado via sedex, nas datas e horários especificados para as inscrições no edital leia-se: 3belo horizonte, 08 de julho de 2020coordenadora do colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da universidade federal de minas gerais1 para inscrever-se, o candidato deverá apresentar pelo formulário disponível em: https://formsbr/pos-graduacao/selecao e nas dependências do departamento de engenharia química, no dia 18/11/2019, a partir das 10 horasprofessora andréa oliveira souza da costabr/pos-graduacao/selecao, devidamente preenchido) d) currículo lattes/cnpq, modelo disponível na página web http://lattesgle/5viypph5vli4xbgka (formulário da plataforma google ¿ é necessário possuir uma conta no google para preenchê-lo o formulário pode ser preenchido uma única vez por um e-mail, mas pode ser editado após o envio) os seguintes documentos (sugerimos a utilização do aplicativo camscanner ¿ phone pdf creator para gerar os documentos, que deverão ser encaminhados em pdf, em arquivo único: a) formulário de inscrição (disponível na página web http://www1 para inscrever-se, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) formulário de inscrição (disponível na página web http://wwwbr/pos-graduacao/selecao de um professor doutor, que pode ser enviada pelo candidato, juntamente com a documentação, ou diretamente pelo professor, contanto que envie à secretaria do curso pelo e-mail pos-grad@deq

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  • Coordenadora do colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da universidade federal de minas gerais continua retificacao 4universidade federal de minas gerais escola de engenharia curso de pós-graduação em engenharia química retificação do edital regular de seleção nº001/2019 mestrado 2020 o colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da escola de engenharia da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2019 do curso de mestrado nos seguintes termos: onde se lê: 3a prova escrita será identificada no ato da entrega da prova pela secretaria, com o número de identificação do candidato, sem qualquer referência nominalos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na secretaria do curso no local e horários especificados no item 17 - para a realização desta prova, o candidato deverá comparecer portando um documento de identificação com fotobr/pos-graduacao/selecao no dia 21/11/2019, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concursobelo horizonte, 08 de julho de 2020o uso de calculadora não será permitido3 - os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgaçãoprofessora andréa oliveira souza da costabr da secretaria do curso (arquivo único, legível, em pdf), que enviará resposta com confirmação de protocolo do recurso2 - prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, sem consulta, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontos2 - prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontosé vedado aos candidatos o lançamento à prova de qualquer dado identificador, sob pena de eliminação do concurso) a relação nominal da comissão de seleção será divulgada na página web: http://wwwbr/pos-graduacao/selecao, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concursoos pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail pos-grad@deq) a relação nominal da comissão de seleção será divulgada nas dependências do departamento de engenharia química, em local de acesso público, e na página web: http://wwwa prova escrita será identificada pelo candidato, no ato de recebimento da prova, na capa, em local indicado, com o número de identificação do candidato fornecido pela secretaria no comprovante de inscrição, sem qualquer referência nominal7 - para a realização desta prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto, que deverá ser exibido, juntamente ao rosto do candidato, ao aplicador, antes do início da prova, para fins de comprovação de presença

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  • Continua retificacao 2) belo horizonte, 08 de julho de 2020br/pos-graduacao2 informações complementares poderão ser fornecidas aos candidatos, na secretaria do curso, por telefone: (31) 3409 1773 e-mail: pos-grad@deq1 deste edital pelo formulário disponível em: https://formscoordenadora do colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da universidade federal de minas geraisuniversidade federal de minas gerais escola de engenharia curso de pós-graduação em engenharia química retificação do edital regular de seleção nº001/2019 mestrado 2020 o colegiado do curso de pós-graduação em engenharia química da escola de engenharia da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 001/2019 do curso de mestrado nos seguintes termos: onde se lê: 1br/pos-graduacao/selecao e entrega desse formulário e da documentação solicitada no item 3as inscrições poderão também ser enviadas pelo correio, via sedex, até o dia 04/11/20191 - as inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível na página web http://www2 informações complementares poderão ser fornecidas aos candidatos, pela secretaria do curso, pelo e-mail: pos-grad@deq2 a autodeclaração étnico-racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site do cursoprofessora andréa oliveira souza da costabr página web: http://www1 deste edital, em envelope lacrado e identificado, na secretaria do curso, na escola de engenharia, na avenida antônio carlos, 6627, sala 5210, bloco 2, campus ufmg - pampulha, cep 31270-901 - belo horizonte - mg, de segunda a sexta feira, de 09:00 às 11:00 horas e de 14:00 às 15:30 horas, exceto em feriados e recessos acadêmicosgle/5viypph5vli4xbgka (formulário da plataforma google ¿ é necessário possuir uma conta no google para preenchê-lo o formulário pode ser preenchido uma única vez por um e-mail, mas pode ser editado após o envio)2 a autodeclaração étnico-racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site e na secretaria do cursobr/pos-graduacao/selecao e envio desse formulário e da documentação solicitada no item 3

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  • Currículos sem comprovantes não serão aceitos no ato da inscrição, sendo a inscrição indeferida belo horizonte, 02 de agosto de 2021br), documentado com os respectivos comprovantes (diplomas e títulos, atuação profissional, cópia de publicações de artigos e resumos dos últimos 05 (cinco) anos, declarações, participações e outros), garantindo que a comprovação esteja ordenada e na sequência descrita no modelo lattescurrículos sem comprovantes não serão aceitos no ato da inscrição, sendo a inscrição indeferida leia-se: 3br) ou curriculum vitae em formato pdf, documentado com os respectivos comprovantes (diplomas e títulos, atuação profissional, cópia de publicações de artigos e resumos dos últimos 05 (cinco) anos, declarações, participações e outros), garantindo que a comprovação esteja ordenada e na sequência descrita no modelo lattes1 as inscrições dos candidatos ao curso de mestrado serão feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, na qual o candidato deverá indicar a linha de pesquisa pretendida, entre as relacionadas no item 2esta ficha pode ser obtida em link da pós-graduação em nutrição e saúde na página da escola de enfermagem: wwwrafael moreira claro - coordenador do colegiado de pós-graduação em nutrição e saúdeuniversidade federal de minas gerais escola de enfermagem pós-graduação em nutrição e saúde retificação do edital regular de seleção 2021/2 - mestrado a coordenação do colegiado de pós-graduação em nutrição e saúde da escola de enfermagem da universidade federal de minas gerais, comunica a retificação do edital regular de seleção 2021/2a ficha deverá ser enviada digitalizada ao endereço eletrônico indicado acompanhada dos seguintes documentos legítimos e legíveis, todos digitalizados (sem que o conjunto desses ultrapasse 15 (quinze) mb (megabytes)): g) curriculum vitae segundo o modelo lattes do cnpq (disponível no site www

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  • A ficha deverá ser enviada digitalizada ao endereço eletrônico indicado acompanhada dos seguintes documentos legítimos e legíveis, todos digitalizados (sem que o conjunto desses ultrapasse 15 (quinze) mb (megabytes)): d) curriculum vitae segundo o modelo lattes do cnpq (disponível no site wwwcurrículos sem comprovantes não serão aceitos no ato da inscrição, sendo a inscrição indeferida belo horizonte, 02 de agosto de 2021br), documentado com os respectivos comprovantes (diplomas e títulos, atuação profissional, cópia de publicações de artigos e resumos dos últimos 05 (cinco) anos, declarações, participações e outros), garantindo que a comprovação esteja ordenada e na sequência descrita no modelo lattes7 as inscrições dos candidatos ao curso de mestrado serão feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, na qual o candidato deverá indicar a linha de pesquisa pretendida, entre as relacionadas no item 2currículos sem comprovantes não serão aceitos no ato da inscrição, sendo a inscrição indeferida leia-se: 3br) ou curriculum vitae em formato pdf, documentado com os respectivos comprovantes (diplomas e títulos, atuação profissional, cópia de publicações de artigos e resumos dos últimos 05 (cinco) anos, declarações, participações e outros), garantindo que a comprovação esteja ordenada e na sequência descrita no modelo lattesrafael moreira claro - coordenador do colegiado de pós-graduação em nutrição e saúdeesta ficha pode ser obtida em link da pós-graduação em nutrição e saúde na página da escola de enfermagem: wwwuniversidade federal de minas gerais escola de enfermagem pós-graduação em nutrição e saúde retificação do edital suplementar de seleção 2021/2 - mestrado - vagas para indígenas e pessoas com deficiência a coordenação do colegiado de pós-graduação em nutrição e saúde da escola de enfermagem da universidade federal de minas gerais, comunica a retificação do edital suplementar de seleção 2021/2

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  • O programa/aplicativo a ser utilizado será informado aos candidatos com antecedência no site do ppg em genéticaeste item valerá 100 pontos e serão avaliadas a capacidade de raciocínio (50%), a expressão oral de ideias (30%) e a capacidade de síntese (20%) do candidatona análise do curriculum vitae apresentado serão avaliadas a produção profissional (artigos, patentes, capítulo de livro e resumos) estágios e experiência profissional cursos extracurriculares cursos de pós-graduações lato e stricto sensu participações em eventos prêmios e distinções universitárias dentre outros itens indicados no baremao candidato deverá se conectar no programa/aplicativo, juntamente com a banca avaliadora para prosseguimento da entrevistao barema será disponibilizado na página web do programa em até 72 (setenta e duas horas) antes do início do processo seletivocontinua parte iiinesta etapa também se fará confirmação ou retificação de dados do currículo e históricoa esta etapa será atribuída uma nota de 0 a 100 pontos, computada pela média ponderada das notas da análise de curriculum vitae, com peso 1 (um), histórico escolar, com peso 1 (um) e da arguição oral, com peso 2 (dois)o candidato que obtiver nota inferior a 60 pontos nesta etapa será eliminado do processo de seleçãona análise do histórico escolar serão avaliados os conceitos (notas) obtidos e o número de disciplinas de graduação e, eventualmente, de pós-graduação cursadaseste item valerá 100 pontosesta etapa poderá ser realizada presencialmente, a depender das normas de segurança estipuladas pela ufmg durante a pandemia de covid-19, ou em sistema de comunicação remota, por meio de programa/aplicativo que permita o modo de videoconferênciaem caso de instabilidade de conexão com a internet ou queda do sinal da conexão a entrevista poderá ser retomada posteriormentena arguição oral cada candidato fará uma descrição sucinta da área na qual pretende realizar sua pesquisa e sua trajetória acadêmica e profissional, incluindo eventual mestrado, estágios, iniciação científica ou tecnológica, monitorias, bolsas e outras atividades pertinentes, sendo arguido pela comissão de seleção sobre fundamentos em genética ou da área de concentração pretendida e dos temas abordados nessas atividadeso resultado desta etapa será divulgado junto com o resultado finaldo processo seletivo - nível mestrado 5esta etapa ocorrerá no dia 11 (onze) de março de 2022 (sexta-feira) em horário pré-agendado, divulgado na página web do programaretificação edital suplementar 2022 - parte ii leia-se: 5etapa: análise de curriculum vitae e histórico escolar, seguida de arguição oral sobre conhecimentos pertinentes à área de genética e experiência acadêmica e profissional do candidato, de caráter eliminatório e classificatórioé indispensável a indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico (e-mail) e um número de telefone celular para comunicação

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  • A coordenadora do programa de pós-graduação em geologia comunica a retificação no edital regular nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o mestrado com entrada no 2º semestre de 2020a autodeclaração étnico-racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível na página web e na secretaria do programa1: onde se lê: 2o candidato poderá concorrer para apenas 01 (uma) das áreas de concentraçãoos itens retificados estão descritos a seguir: no item 2belo horizonte, 28 de fevereiro de 2020) 02 (duas) das 10 (dez) vagas oferecidas no mestrado para entrada no 2º semestre de 2020 serão reservadas para candidatos autodeclarados negros (3: onde se lê: 2rosaline cristina figueiredo e silva - coordenadora do colegiado do programa de pós-graduação em geologia1 - serão oferecidas () 02 (duas) das 06 (seis) vagas oferecidas para entrada no 2º semestre de 2020 serão reservadas para candidatos autodeclarados negros (3 - em cumprimento à resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do conselho de ensino, pesquisa e extensão da ufmg, que dispõe sobre a política de ações afirmativas da ufmg () e 06 (seis) vagas para ingresso no 2º semestre de 2020, nas áreas de concentração do curso: geologia econômica e aplicada e geologia regional () e 10 (dez) vagas para ingresso no mestrado no 2º semestre de 2020, nas áreas de concentração do curso: geologia econômica e aplicada e geologia regional (

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  • Br/cpgsaudepublica/) ou o mural da secretaria do centro de pós-graduação, onde o resultado final será afixado leia-se 7permanecem inalterados os demais itens do editalbr, dentro do prazo recursaluniversidade federal de minas gerais faculdade de medicina da ufmg programa de pós-graduação em saúde pública retificação do edital de seleção nº 01/2020 mestrado e doutorado a coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da universidade federal de minas gerais retifica o edital regular nº 01/2020 mestrado e doudorado nos seguintes termos: onde se lê: 7os resultados não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail, devendo os candidatos consultar o site do programa (http://siteos recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e entregues, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da secretaria indicado no item 3belo horizonte, 28 de abril de 2020br/cpgsaudepublica/)4 os resultados não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail, devendo os candidatos consultar o site do programa (http://siteapós a data de divulgação do resultado final do processo seletivo, o candidato terá até 10 (dez) dias corridos, nos termos do regimento geral da universidade e da resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do conselho universitário da ufmg, para entrar com recurso em relação ao resultado da seleçãoos recursos deverão ser dirigidos à coordenação do programa e enviados no endereço eletrônico ppgsp@medicinaprofessor luana giatti gonçalves coordenadora do programa de pós-graduação em saúde pública faculdade de medicina ufmg

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